Pailhaços

Pailhaços – 2015, 60min – comédia

Levante a mão quem nunca riu de uma palhaçada? A arte da palhaçaria ultrapassou séculos, atravessou gerações e até hoje conquista adultos e crianças com sua linguagem universal, cômica e ingênua. Com o intuito de fazer um mergulho na menor máscara do mundo, a Folgazões se lançou de corpo e alma na pesquisa e treinamento e produziu a peça Pailhaços.

Com direção de Ricardo Puccetti – um dos grandes mestres da palhaçaria no Brasil e integrante do Grupo Lume de Teatro, de São Paulo – Pailhaços aborda a conquista do amor e retrata as dificuldades e alegrias que envolvem a gestação e a criação de um filho. Desejos inusitados, parto, troca das fraldas, noites em claro… tudo ganha ares de comédia, o que faz a plateia se identificar e se enxergar em algumas situações, soltando a gargalhada.

Pesquisa e produção

Com essa montagem, a Folgazões, reconhecida por desenvolver uma linguagem baseada no teatro de rua, nas tradições culturais brasileiras e na comicidade, dá mais um passo em sua trajetória ao incluir em seu repertório a palhaçaria, área da comicidade ainda não experimentada pelo grupo. Para isso, fez uma parceria com o Lume Teatro, coletivo de atores-pesquisadores reconhecido internacionalmente e trouxe até o estado o diretor Ricardo Puccetti.

Nascido no Estado de São Paulo, Puccetti é ator, palhaço, pesquisador, orientador de atores e diretores, e ministra cursos e workshops dessa arte no Brasil e no exterior. Participou da iniciação de centenas de palhaços e orientou o trabalho técnico de inúmeras companhias de teatro. Atua em espetáculos solos e coletivos do Lume Teatro, além de curtas-metragens e documentários como ator e palhaço.

A produção de Pailhaços durou nove meses e foi realizada com recursos do Edital de Residência em Teatro de 2014 da Funcultura-Secult-ES.

Confira a entrevista para o Fala ES da TV Vitória Record: http://m.folhavitoria.com.br/videos/2015/05/237349486-03-est-peca-pailhacos.html

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: